sábado, 19 de outubro de 2013

O lixo salvo pela Arte!

Releitura de oratório feita em caixa de perfume
A  imagem sacra desenhada e pintada sobre caixa de aveia 
      Por ser professora de arte, tento sempre educar meus pupilos através da arte, os ensinando a respeitar a natureza aproveitando materiais que se destinariam ao lixo. É claro que é necessário alguns materiais industrializados: tesoura, cola para isopor, pincéis, tintas guache, acrílica de pintar tela ou para pintar tecidos. Tendo em vista um certo consumismo e praticidade do dia a dia das pessoas de nossa contemporaneidade, vejo que a poluição aumenta cada vez mais e sobretudo as embalagens dos produtos são lindos e dá para ser aproveitando os transformando em arte. É o caso das bandejinhas de isopor, que, quando vão para o lixo se tornam vilãs do meio ambiente. Então, há vários dias venho fazendo trabalhos artísticos nessas embalagens de isopor para mostrar aos meus alunos o que é possível se realizar no material descartável valorizando a natureza e a arte através do seu fazer artístico.
O bidimensional e o tridimensinal
Aqui há vários quadrinhos onde em dois
deles apareço de costa e nua _ autorretrato.
Também tem uma imagem sacra barroca, Abaporu
dourado releitura da obra de Tarsila do Amaral,
releitura de talha, Op art e o abstracionismo
quadrinho vermelho com um olho propositalmente
cujo título Comunicação Visual
  Sinto desconforto e êxtase simultaneamente porque os alunos da escola pública não são habituados a conhecer a arte desde seus primeiros anos de escolaridades, seus desenhos são muitas vezes esteriótipos da TV e do solzinho sorrindo a casa sem perspectiva e com a parte da fachada triangular separada por uma linha horizontal formando um triângulo e também com o número da casa nessa mesma parte escolhida preferencialmente. E além do mais ficam com timidez de iniciar seu trabalho de pintura, muitas vezes os encorajo dando algumas pinceladas para que eles sintam-se mais encorajados, e parti disso, sinto que eles começam a ter confiança e as coisas vão fluindo melhor em seu desenvolvimento, vão ganhando a liberdade de se expressar. O êxtase logo vem quando todos estão bem acomodados e começam a me chamar e mostrar suas produções. Mas, há outros alunos que ficam encucados quando " não sabem desenhar nada". Então, percebo algo interessante na forma de como ele espalhou a tinta e vejo que ele produziu uma pintura abstrata. aí logo vem a pergunta dele, _ Professora e o que é pintura abstrata? Respondo-lhe que é uma comunicação visual, e que, chamou atenção do olhar por ser repleto de cores _ nossos olhos são atraídos pelas cores e formas mesmo não tendo imagens definidas de alguma coisa como seres da natureza ou inanimados.
       A maioria dos alunos sentem muita dificuldades em produzir suas pinturas porque a escola pública é ainda muito tradicional só se preocupa com o ler e contar, sabendo que arte é uma das linguagens que auxilia as demais áreas de conhecimento. Ela facilita a interpretação e também propicia o bem-estar do aluno nas aulas. Quando estou com eles no laboratório de arte espaço que exigi para executar as produções dos alunos, percebo que eles ficam entusiasmados e não querem nem lanchar e não me deixam também ir, fico feliz e muitas vezes perco a hora de sair para o intervalo.
        Vejam alguns trabalhos que fiz nos meus momentos em casa e de folga da escola, quem pensar que professor tem folga está enganado, principalmente o professor de arte _ arte/educador.


Releitura um bom começo para o aluno que não tem ideia do que
vai fazer em sua tela ou qualquer outro suporte como as bandejinhas de isopor




lateral do oratório



       Todos estes trabalhos foram feitos por mim, depois mostrarei algumas produções feitas pelos alunos alunos. Também mostrarei outros trabalhos com as bandejinhas estou trabalhando o bidimensional e o tridimensional que é super prazeroso. É pena que este espaço destes quadrinhos foram fotografados muito longe. Gente eles são lindos, meu autorretrato do nu chamou atenção dos alunos eles ficaram admirados! Digo que na arte não existe pudor, nem limite, nem razão. Arte é liberdade de expressão.

2 comentários:

  1. Val, mais uma vez parabéns pelo maravilhoso trabalho! Vc sempre fazendo tudo pela arte, não é mesmo? Lindos quadros vc fez. Interessante os detalhes que apesar do tamanho dos quadros ficou muito bacana.
    Aguardando para ver os de seus alunos.
    Abração. Inspiradora semana pra vc, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amiga Cris! Postarei os trabalhos dos aluno assim que eu organizá-los.

    ResponderExcluir