domingo, 13 de outubro de 2013

A arte de imitar a natureza

" Crhis", por Jaime Salmon
        Segundo Mário de Andrade a arte não consegue reproduzir  natureza, mas imitá-la, sim. sabemos que os gregos tiveram a preocupação com o ideal de beleza não existente na natureza, por exemplo, a  proporção, a simetria que o ser humano idealiza para além da perfeição natural. Na natureza existe a simetria e assimetria, por exemplo, nosso corpo é a prova disso, a maioria das pessoas tem uma parte do corpo que não gosta: nariz chato, longo com curvatura muito acentuada, pernas finas ou grossas exageradas, seios com diferença de tamanhos de um para o outro e assim por diante. O ser humano estar sem insatisfeito, o que quero dizer sobre isso, é que  a natureza não tem a pretensão de fazer tudo simétrico, nela existe duas proporções simetria e assimetria.

"Casal sob um guarda sol, por Ron Mueck
" Woman witch Sticks", de 2008
         Na verdade, arte imita a natureza e não consegui reproduzi-la. Mas será que não? Os cientistas fazem clonagens para que possa se aproximar da mãe natureza e quer queira que não é muito convincente as experiências, por exemplo, a primeira ovelha clonada que causou grandes polêmicas ao senso comum que é muito arraigado a princípios conservadores das religiões. A ciência trabalha com a natureza e arte. O artista e o cientista são pessoas profissionais distintas, mas ambas possui um ponto em comum que é são as experiências de  criação dentro de situações apropriadas que conduz ao realismo do natural. A ciência dá vida com movimentos de verdade aos seres, mas não deixa de ser envolvida pela arte. Mostrarei umas das dezesseis esculturas hiper-realistas feitas por escultores australianos Ronald " Ron" Mueck e dentre outros. Vejam algumas das admiráveis obras! Estas belas esculturas estão no site Mega Curioso Tecmundo. Os materiais utilizados pelos artistas é o silicone e outros que estão descritos no site pesquisado.
        A natureza nos inspirando para produzirmos a arte, a ciência desenvolvendo materiais que possibilitam o fazer artístico, e arte auxiliando a ciência por meio de experiências.
 


" Natureza Morta", por San Jinks


" Homem pendurado", por San Jinks


"O transportador", por Patrícia Pecchinini

" Queenie II", por Duane Hanson


" Equilíbrio", por Carole Feurman

"Máscara", por Ruan Mueck


" Os assobiadores", por Tip Toland


" Secret Shame", por Jackie K. Seo

"Horizontal", por Paul McCarthy

Um comentário:

  1. Muito interessante...quanto realismo em cada obra!
    Realmente, é o homem imitando a Natureza!
    Bjs. Feliz semana, amiga Val.

    ResponderExcluir