quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O que significa a abóbora no Halloween?

O costume de fazer lanternas de abóboras vem de uma lenda celta. Um trapaceiro chamado Jack teria convencido o diabo a pegar uma fruta em uma árvore. Depois disso, desenhou uma cruz no tronco para que ele não pudesse descer e aproveitou a situação para fazer o chifrudo prometer que não o incomodaria para o resto da vida. Jack morreu e foi barrado tanto no céu quanto no inferno. Sua alma foi condenada a vagar na escuridão para sempre. O coisa ruim lhe deu uma brasa para iluminar o caminho e ele a colocou dentro de um nabo oco, para que durasse mais. Por isso, o personagem é chamado de "Jack-o-lanterna". Na Irlanda e na Escócia, as pessoas faziam suas luminárias usando nabos e batatas: desenhavam caras assustadas para espantar Jack e outros espíritos. Na Inglaterra, usavam-se beterrabas. Quando os imigrantes desses países chegaram aos Estados unidos, encontraram a abóbora, muito mais numerosa.
                                             (Revista dos Curiosos)

           
                   A maior abóbora do
                 mundo foi colhida em
                Leetonia, Ohio, Estados
                     Unidos, em 2000.
                      Pesava:517,5 kg
                         





                

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A origem do Halloween

_Vamos voar nas alturas da imaginação?
          O dia 31 de outubro é o dia do Halloweem, data do segundo maior feriado nos Estados Unidos. Mas falando sério, é importante saber o verdadeiro significado do Halloween  segundo sua origem. Não gosto de fazer algo sem saber ou informar a origem de qualquer assunto que a maioria das pessoas não sabem sua fundamentação, sobretudo quando se trata de outra cultura. Muitas vezes ouço pessoas dizerem que não devemos comemorar coisas ou eventos de outras culturas. Ressalto que nenhuma cultura é pura, todas elas recebem influências de outras, por exemplo, os gregos foram influenciados pelos egípcios, os gregos influenciaram os romanos, nós brasileiros fomos influenciados pelos portugueses e espanhóis, e assim, há uma mesclagem cultural em todas as culturas da humanidade, mas graças a isso é que conhecemos o mundo do outro!
Higienize sua mente, seja sensato e consciente
de seus atos.
         Segundo a Revista dos curiosos, o Halloween surgiu do Samhain, um festival celebrado há mais de 2.000 anos pelos celtas, povo que habitava as regiões onde hoje estão a Irlanda e o norte da França. Acontecia em 1º de novembro e comemorava o fim do verão e das colheitas. Acreditava-se que, na véspera, os espíritos retornavam. Para que as almas não se apossassem de seus corpos, usavam máscaras e se vestiam de demônios. Por volta do ano 43, os romanos conquistaram o território e trouxeram 2 rituais que se associaram associaram à festa: a Feralia, sua versão para o dia dos mortos, e o Pomona, em homenagem à deusa de mesmo nome, protetora das frutas e árvores. No século VII, o cristianismo tentava dominar a região e o papa Bonifácio IV decretou, em 1º de novembro, o dia de Todos do Santos, na tentativa de substituir o Samhain. A véspera era a All Hollows Eve ( noite de todos os espíritos), que deu origem ao nome Halloween.
           No século no qual estamos é bom sabermos que hoje ninguém pode ocultar a cultura do outro sobrepondo outra com a finalidade de domínio. Ainda bem que, hoje deve o livre arbítrio graças as muitas pessoas que morreram queimadas nas fogueiras da triste Inquisição. Temos como exemplo, a triste sorte do grande ex-frade e grande filósofo Giordano Bruno. Fico observando as ousadias da Igreja católica que é contra o aborto e  a ciência só para camuflar seu passado negro e insensível. Foram terríveis torturas e depois fogo nas pessoas para queima de arquivos. Fênix surgiu das cinzas, assim, é o povo antigo da Grande Deusa. Salve minhas queridas Wiccas ( as bruxas modernas, contemporâneas). Muito embora as wiccas comeram o Samhain no mês de maio, o verdadeiro dia das bruxas e tem um significado muito especial e belíssimo. Você que está lendo esta postagem procurem pesquisar e ler e conhecer tudo que está sendo comentado aqui. A internet veio para ampliar nossas concepções sobre o mundo do outro, não seja um ser humano egoísta e desatualizado, e que, se deixa levar pelo disse que me disse, pesquise, leia livros que fale sobre os assuntos comentados aqui. Vocês meus queridos alunos aprendam a ser livres através das leituras de Hitória e História da Arte e dentre outras áreas de conhecimento.
-Varram vassourinhas, todos os pensamentos maliciosos da maldade.
As bruxas interagem assim, pelo bem.r
              Adoro quando meus alunos me chamam de bruxa, pois esta palavra em grego é o mesmo que borboleta, já que as bruxas tem o poder de transformação segundo as crenças populares de que elas transformam-se em outros seres: cobras, flores, sapos, coelhos, velhas más, narigudas e verruguentas. Essas aparências de feias foram reforçadas pela própria Igreja católica e o povo leigo e ignorantes absorveram até os dias de hoje em pleno século XXI essa imagem de velha feia e má ainda permanece infelizmente. Lembrem-se do chazinho que sua avó lhe ensinou para ficar curado de qualquer doença, por exemplo, chá de sabugueiro bom para curar sarampo, febre, resfriados e tantos outros feitos a base das plantas medicinais.
As bruxas amam a natureza associando a Grande Deusa _ Mãe Terra.

domingo, 27 de outubro de 2013

A arte de amar

O amor é fogo que arde sem se ver...
               Passou-se a data comemorativa do dia dos pais, mas os pais jamais passarão, pois, estão sempre presentes na vida dos seus filho, principalmente os da nossa contemporaneidade. O que é belo é para se mostrar eternamente. Admiro os pais de hoje em dia por serem mais participativos da vida dos filhos mesmo com tantos afazeres do dia a dia, aproveitam pequenos momentos para satisfazer seus filhos brincado com eles. E os pequeninos não dão moleza mesmo! São oportunistas e aproveitam até o torso dos pais para montarem como se eles fossem um bichinho quadrúpede kkkkkkkkkkk... Dou risadas porque é cômico e muito oportunista a situação.

             Gosto de observar tudo ao meu redor e filosofar, há quinze dias mais ou menos, fui ao sítio Gravatá onde mora meu tio Durval, e lá estavam meus primos e primas, e além disso, os primos pequeninos Artur e Gabriele, filha da minha prima Maricelma e Geovânio. Então, a pequenina é muito sapeca, inteligente e sabe aproveitar as oportunidades muito bem! Ela me pôs para eu desenhar o mito mais interessante das meninas e meu também, ainda bem que era a sereia, mas não esqueceu de dar um companheiro a esse ser da imaginação, pediu que eu desenhasse também o sereio. Desenhei tanto, que logo me cansei. Oh, menina sapeca! Mas o melhor estar porvir e vocês verão a ousadia dela e o amor do pai por meio da foto que tirei com o celular e fiz esta postagem para mostrar a verdadeira arte de amar.

O pai de Gabriele soprando um fogão de brasas








           A  arte de amar não ficou para todo mundo, principalmente o amor incondicional. Os pais devem aproveitar mesmo o tempo que for possível com seus filhos porque esse é o momento de tê-los próximos,
porque chegará o dia em que eles encontrarão outro alguém que vai lhe distanciar um pouco, mas jamais apagarão o amor de pais e filhos.
            Portanto, vale a pena valorizar a figura de um pai carinhoso e mostrar internacionalmente. De tudo que for belo mostrarei no galeriavaldelia.blogspot.com.br _ Arte e Natureza. Sou paparazzo do que é belo!

 Também adoro esses seres mitológicos, onde inspira a sedução feminina que já nasce desde menina.

Vamos nadar na imaginação, vamos pensar que somos rainhas das águas? É muito bom nadarmos em nossos interiores, é o mar mais profundo que existe. Só nós podemos chegar nesse ambiente tão oculto. Imagine-se uma linda sereia de cabelos longos, calda colorida da cor que você desejar, nadadeiras frenéticas brincando com as águas do pensamento. 





 Estas imagens de sereias são para minha prima Gabriele. Te amo priminha!

Gabriele você é uma linda sereia!

sábado, 26 de outubro de 2013

PENSANDO

          Quando fico quietinha estou pensando para executar minhas ações com segurança. Me ausentei alguns dias porque estava criando novas ideias para expor neste blog, mas ainda não será hoje. Pensar é mirar ideias, estou mirando para atingir os alvos dos olhares através de minha produção artística. Estou educando, trabalhando e conscientizando meus alunos a reciclarem coisas que sempre são jogadas no lixo e que podem ter um destino nobre como o campo das artes visuais. Na verdade, só a arte é capaz de deter certos conflitos educacionais, sociais e etc.  Não é fácil desenvolver atividades com um grande número de alunos, mas vou fazendo o que posso, infelizmente nossa educação brasileira é muito precária sobretudo quando se trata do componente curricular Arte. Os recursos materiais são escassos mesmo tendo em vista os projetos, e também no teórico não se tem os amparos que os demais componentes curriculares recebem, por exemplo, livros, já que é fundamental a História da Arte. Está aí o ENEM que vem recheado de imagens de obras de artista de todos os períodos, movimentos artísticos.
          Enquanto a educação estiver apenas no nível tradicional de valorizar apenas áreas de conhecimentos do ler e contar; nossos educandos ficarão estressados e desinteressados até mesmo pela bondosa mãe Arte que a partir dela surge tudo que almejamos e que nos rodeia para superação de nossos afazeres do dia a dia. A arte é catarse do nosso ser, nos tranquiliza por expormos nossos sentimentos.
          No desfile do 7 de setembro quantas escolas não se apropriaram da arte para mostrar os temas de cada pelotão? As escolas de samba também, as manifestações artísticas populares também, enfim tudo na vida. País desenvolvido se faz EDUCAÇÃO com ARTE.

sábado, 19 de outubro de 2013

O lixo salvo pela Arte!

Releitura de oratório feita em caixa de perfume
A  imagem sacra desenhada e pintada sobre caixa de aveia 
      Por ser professora de arte, tento sempre educar meus pupilos através da arte, os ensinando a respeitar a natureza aproveitando materiais que se destinariam ao lixo. É claro que é necessário alguns materiais industrializados: tesoura, cola para isopor, pincéis, tintas guache, acrílica de pintar tela ou para pintar tecidos. Tendo em vista um certo consumismo e praticidade do dia a dia das pessoas de nossa contemporaneidade, vejo que a poluição aumenta cada vez mais e sobretudo as embalagens dos produtos são lindos e dá para ser aproveitando os transformando em arte. É o caso das bandejinhas de isopor, que, quando vão para o lixo se tornam vilãs do meio ambiente. Então, há vários dias venho fazendo trabalhos artísticos nessas embalagens de isopor para mostrar aos meus alunos o que é possível se realizar no material descartável valorizando a natureza e a arte através do seu fazer artístico.
O bidimensional e o tridimensinal
Aqui há vários quadrinhos onde em dois
deles apareço de costa e nua _ autorretrato.
Também tem uma imagem sacra barroca, Abaporu
dourado releitura da obra de Tarsila do Amaral,
releitura de talha, Op art e o abstracionismo
quadrinho vermelho com um olho propositalmente
cujo título Comunicação Visual
  Sinto desconforto e êxtase simultaneamente porque os alunos da escola pública não são habituados a conhecer a arte desde seus primeiros anos de escolaridades, seus desenhos são muitas vezes esteriótipos da TV e do solzinho sorrindo a casa sem perspectiva e com a parte da fachada triangular separada por uma linha horizontal formando um triângulo e também com o número da casa nessa mesma parte escolhida preferencialmente. E além do mais ficam com timidez de iniciar seu trabalho de pintura, muitas vezes os encorajo dando algumas pinceladas para que eles sintam-se mais encorajados, e parti disso, sinto que eles começam a ter confiança e as coisas vão fluindo melhor em seu desenvolvimento, vão ganhando a liberdade de se expressar. O êxtase logo vem quando todos estão bem acomodados e começam a me chamar e mostrar suas produções. Mas, há outros alunos que ficam encucados quando " não sabem desenhar nada". Então, percebo algo interessante na forma de como ele espalhou a tinta e vejo que ele produziu uma pintura abstrata. aí logo vem a pergunta dele, _ Professora e o que é pintura abstrata? Respondo-lhe que é uma comunicação visual, e que, chamou atenção do olhar por ser repleto de cores _ nossos olhos são atraídos pelas cores e formas mesmo não tendo imagens definidas de alguma coisa como seres da natureza ou inanimados.
       A maioria dos alunos sentem muita dificuldades em produzir suas pinturas porque a escola pública é ainda muito tradicional só se preocupa com o ler e contar, sabendo que arte é uma das linguagens que auxilia as demais áreas de conhecimento. Ela facilita a interpretação e também propicia o bem-estar do aluno nas aulas. Quando estou com eles no laboratório de arte espaço que exigi para executar as produções dos alunos, percebo que eles ficam entusiasmados e não querem nem lanchar e não me deixam também ir, fico feliz e muitas vezes perco a hora de sair para o intervalo.
        Vejam alguns trabalhos que fiz nos meus momentos em casa e de folga da escola, quem pensar que professor tem folga está enganado, principalmente o professor de arte _ arte/educador.


Releitura um bom começo para o aluno que não tem ideia do que
vai fazer em sua tela ou qualquer outro suporte como as bandejinhas de isopor




lateral do oratório



       Todos estes trabalhos foram feitos por mim, depois mostrarei algumas produções feitas pelos alunos alunos. Também mostrarei outros trabalhos com as bandejinhas estou trabalhando o bidimensional e o tridimensional que é super prazeroso. É pena que este espaço destes quadrinhos foram fotografados muito longe. Gente eles são lindos, meu autorretrato do nu chamou atenção dos alunos eles ficaram admirados! Digo que na arte não existe pudor, nem limite, nem razão. Arte é liberdade de expressão.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A arte de superar a tecnologia

O criador e a criatura se enfrentam com a experiência de mordida.
O esforço do desenho com o desenhista.
       O artista italiano Didi nos dar a prova de que sua arte supera a tecnologia fazendo desenhos parecerem tridimensionais. Sua arte supera a tecnologia porque ele usa a criatividade e materiais convencionais e simples como o papel, lápis e borracha.

     
As figuras humanas parecem fazer esforço para tirar o lápis do seu criador.
A serpente parece que vai dar um bote.


É parece real, mas não é!

Só Alessandro Didi é capaz de tal realização.

A solidez de mentirinha. É mole ou quer mais?

Que lindo este golfinho! Parece que pula do pape.

As garras poderosas de Alessandro Didi.

A arquitetura ilusionista para os deuses gregos não por defeito.

       
      " Você já deve ter percebido que está na moda a produção de objetos de decoração, acessórios de vestuário, cases para celulares, entre outros itens por meio de impressoras 3D. No mundo das artes, toda essa tecnologia pode ser superada pelas boas e velhas combinações de criatividade e talento." 
      Alessandro Didi diz numa entrevista ao jorna Daily Mail, que seu objetivo é passar a mensagem de que os olhos podem enganar a mente e fazer acreditar que há dimensões que não estão realmente naquele desenho. Os olhos e o cérebro podem achar que seus desenhos são esculturas.
     Alessandro Didi é mais que uma máquina, é um super artista que foi além da tecnologia provando que tudo só surge através da arte e que tudo pode ser fruto da imaginação e, nossos olhos e cérebro são capazes de cometer enganos até mesmo na vida real. 

     Concluo que, Alessandro Didi é um artista que ultrapassou os limites da tecnologia dando um realismo saltitante aos desenhos e fez nosso olhar e nossa mente ficarem confusas, mas maravilhadas.
Esta belíssimas imagens foram busquei no site Mega Curioso onde procuro coisa interessantes sobre arte, já que este blog é minha galeria para apresentar meus trabalhos artísticos e também as obras dos artistas do passado e contemporâneos. Achei de suma importância colocar Alessandro Didi aqui, pena que não conheço pessoalmente.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Amo educar meus alunos através da arte!

        Apesar de tantos empecilhos consigo sorrir ao ver as produções de meus queridos alunos, é o melhor presente que posso ganhar deles. Ser professor é ter imaginação para superação dos desafios educacionais. Minha profissão é árdua, mas gosto dela porque é muito bom ensinar o que sabemos para quem ainda não sabe. Mostrarei outros trabalhos de meus amores em outras postagens. Me tiram do sério, mas os amo, é meu papel de mestra que educa através da sensibilidade.

Parabéns a todos os PROFESSORES do Brasil e do mundo!



      Ser professor é não é fácil, sobretudo numa geração pós-moderna e complexa com uma nova civilização que ainda não estamos adaptados. Ensinar antigamente era muito mais cômodo porque além de tudo  eramos respeitados embora autoritários, mas talvez fosse melhor porque ninguém tirava a autonomia _ nem aluno, pai e diretor. Hoje quando acontece algum desentendimento na sala de aula entre professor e aluno, logo o diretor chama pai ou mãe, filho e professor para discutirem o que aconteceu de errado na sala e colocando o professor em constrangimento, é uma falta de respeito a autoridade do professor porque ninguém conhece melhor o aluno do que o mestre.
      Atualmente o professor é muito criticado por não saber dominar o mundo tecnológico (computador), pois bem, ao invés de criticar deveriam se lembrar que a nossa geração foi tradicional, a do giz branco, lousa negra, verde e também apenas ler, contar e nada mais que isso. Arte, essa nem pensar! Era impossível conhecer os fundamentos teóricos da História da Arte, nem leitura de imagens, nem releitura de imagens, arte cênica, música, dança, enfim essa linguagens que traz para paz ao aluno no meio ambiente escolar. O que se deveria fazer para nos ajudar ao invés de críticas era respeitar nossos direitos: aposentar quando o professor chegou a exaustão e sua contribuição por tempo de serviço, o afastando  imediatamente de sala de aula, fazer novos concursos públicos para professores de todos os componentes curriculares. A nossa carga é árdua nos colocam para aguentar todos os problemas do mundo. Professor é um ser humano e não um objeto sem valor, além do mais. O objeto sem valor é aquele que já serviu tanto e ainda é jogado no fundo do quintal ou do sítio e, as galinhas sobem em cima e fazem coco.
          Sinto-me orgulhosa por ser professora, mas tenho muitas angústias por nossos direitos não ser respeitados, estou com 22 anos de carreira, estou torcendo para que chegue o dia de me aposentar, ainda restam 3 anos. Estar chegando a exaustão do meu ser, espero que depois que eu me aposentar de um  vínculo, a educação tenha melhorado um pouco, sei que é difícil, mas sonho com o melhor para todos nós professores e alunos. Nosso país está no vigésimo primeiro lugar de não-valorização ao  professor. Parabéns a China e a Grécia que valorizam esses profissionais de tantas responsabilidades.
            Quanto a qualidade de vida é uma negação, nós não temos nada que nos favoreça a isso, não temos VALES para nada, enquanto cidadãos comuns recebe vale para cultuura, lazer e comprar cd's ganhamos o VALE NADA ao invés do VALE TUDO. Quando nos derem algum vale, vai ser dar com uma mão tira com a outra. É assim que funciona as coisas aqui no nosso país, principalmente quando o assunto é professor. É por isso que, o rei do baião Luiz Gonzaga diz que o jumento recebe o nome de Professor, e é mesmo! A carga é pesada só falta chicotes.
             Há pontos positivos na vida do profissional professor, mas os negativos são tantos que chegam a ocultá-los. Pontos positivos: ouvir os chamados por onde passamos, por exemplo, Professora! ou Professor! Um abraço aqui outo ali, é gratificante. Sem falar dos ex-alunos que quando nos ver dizem _ estou cursando tal curso e me lembro muito da senhora, de suas aulas extrovertidas e das teóricas. Fico feliz porque sei que contribui para a formação daquela pessoa. 
              Portanto, ser professor é um orgulho e uma responsabilidade maior do mundo, pois formamos outros profissionais e começamos da base desde as séries iniciais ao 3º grau...
                                                                        Feliz dia do PROFESSOR!

domingo, 13 de outubro de 2013

A arte de imitar a natureza

" Crhis", por Jaime Salmon
        Segundo Mário de Andrade a arte não consegue reproduzir  natureza, mas imitá-la, sim. sabemos que os gregos tiveram a preocupação com o ideal de beleza não existente na natureza, por exemplo, a  proporção, a simetria que o ser humano idealiza para além da perfeição natural. Na natureza existe a simetria e assimetria, por exemplo, nosso corpo é a prova disso, a maioria das pessoas tem uma parte do corpo que não gosta: nariz chato, longo com curvatura muito acentuada, pernas finas ou grossas exageradas, seios com diferença de tamanhos de um para o outro e assim por diante. O ser humano estar sem insatisfeito, o que quero dizer sobre isso, é que  a natureza não tem a pretensão de fazer tudo simétrico, nela existe duas proporções simetria e assimetria.

"Casal sob um guarda sol, por Ron Mueck
" Woman witch Sticks", de 2008
         Na verdade, arte imita a natureza e não consegui reproduzi-la. Mas será que não? Os cientistas fazem clonagens para que possa se aproximar da mãe natureza e quer queira que não é muito convincente as experiências, por exemplo, a primeira ovelha clonada que causou grandes polêmicas ao senso comum que é muito arraigado a princípios conservadores das religiões. A ciência trabalha com a natureza e arte. O artista e o cientista são pessoas profissionais distintas, mas ambas possui um ponto em comum que é são as experiências de  criação dentro de situações apropriadas que conduz ao realismo do natural. A ciência dá vida com movimentos de verdade aos seres, mas não deixa de ser envolvida pela arte. Mostrarei umas das dezesseis esculturas hiper-realistas feitas por escultores australianos Ronald " Ron" Mueck e dentre outros. Vejam algumas das admiráveis obras! Estas belas esculturas estão no site Mega Curioso Tecmundo. Os materiais utilizados pelos artistas é o silicone e outros que estão descritos no site pesquisado.
        A natureza nos inspirando para produzirmos a arte, a ciência desenvolvendo materiais que possibilitam o fazer artístico, e arte auxiliando a ciência por meio de experiências.
 


" Natureza Morta", por San Jinks


" Homem pendurado", por San Jinks


"O transportador", por Patrícia Pecchinini

" Queenie II", por Duane Hanson


" Equilíbrio", por Carole Feurman

"Máscara", por Ruan Mueck


" Os assobiadores", por Tip Toland


" Secret Shame", por Jackie K. Seo

"Horizontal", por Paul McCarthy