quinta-feira, 13 de março de 2014

Cultura Africana _ arte & religião se fundem na imaginação

No galeriavadelia.blogspot.com.br será sempre repleto de imagens mais do que palavras.Segundo o provérbio chinês mais vale uma imagem do que mil palavras, concordo plenamente. Não colocarei só uma imagem, mas trilhões delas porque o ser humano sempre foi atraído por ícones. Hoje eles/elas continuam com tanta força quanto nos  períodos Paleolítico, mesolítico e Neolítico.

Que lindas pequenas sereias! A cultura africana é bem mais complexas para a compreendermos devido os preconceitos impregnados pela cultura ocidental. Desde criança havia em mim uma sereia encantada, mas ainda há e a externei usando a  imaginação que cultura africana carrega desde sua existência. Vejo a Africa como o mundo mais fantástico do mundo. Essa cultura veio para o Brasil arrancada a força do seu berço, mas suas crenças religiosas e sua arte não separou-se da memória. A arte representa suas crenças religiosas tornando seus deuses presentes nos seus rituais.

 A Iemanjá é acompanhada por uma falange de sereias, elas são

suas mensageiras. Quanta beleza e imaginação! Faço parte também desse encanto  fascinante. Aprecio com muita admiração porque desde criança ficava fascinada ao ouvir os contos sobre a sereia como um ser mitológico e sedutor de beleza extraordinária.  Todavia  a arte sempre foi o veículo de todas crenças religiosas, por essa razão, ambas se fundem para expressar os sentimentos de
todos os seres humanos. Como é maravilhoso termos a arte para expressar nossas emoções e realizar desejos por meio da fantasia. Me sinto uma eterna sereia e sou metamorfose ambulante, amanhã poderei imaginar ser outro mito que seja atraente. "Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que  ter aquela velha opinião formada sobre tudo." (Raul Seixas).
Janaína




6 comentários:

  1. Oi, Val, que riqueza o seu blog. É um espaço de compartilhamento de sentimentos, de forças para quebrar preconceitos, para conhecer aspectos da cultura africana, da arte universal, enfim, é ótimo ambiente este seu blog. É muito confortante sabermos que vc vive espalhando Felicidades e trabalhando por uma sociedade da diversidade. Axé

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz ao ver seu comentário a respeito de minhas postagens sobre a cultura mais repleta de signos e significado: arte e o misticismo religioso africano que se fundem narrando e encantando.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post como sempre, Val. Parabéns!!!!
    Amei a capa do blog, ficou linda com a sereia Valdélia.
    Um abração e que seu final de semana seja maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Val, gostaria de te dar uma dica para que as pessoas sintam-se mais à vontade para comentar aqui.
    Vá na configuração do blogger e retire a Verificação de palavras dos comentários. Onde aparece SIM, coloque Não para verificação de palavras.
    Certa vez recebi este conselho de uma seguidora lá no meu blog e depois disso vi que as pessoas comentam mais.O verificador de palavras é um tanto chato e só dificulta para comentar. Fica a dica!
    Bye, amiga. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga pela dica e por ler minhas postagens. Beijo.

      Excluir
  5. Professora Valdelia!!!! Nem sei se a senhora se lembra de mim, sou a Júlia, fui uma de suas alunas no Rosa Pignataro, mas me mudei pro RJ. Estava procurando umas fotos pra inspiração e acabei achando uma de suas fotos vestida de sereia! Bateu uma saudade! <3

    ResponderExcluir