domingo, 30 de março de 2014

Artistas novacruzensses

Sebastião Olímpio da Roca _ Serpente e força
Nova Cruz cidade do Rio Grande do Norte possui muitos artistas, mas por falta de cultura da própria cidade não são reconhecidos sobretudo: eu, meu esposo e sogro. Mas graças ao meu filho Semaarcoyres de Barros da Rocha de cujo nome criado por mim e inspirado no fenômeno da natureza arco-iris nome que explico sempre sua origem para os que estranham porque estão habituados a nomes homônimos e comuns. O quero que afirmar é  que Semaarcoyres me incentivou a criar esse blogger para eu pudesse divulgar meus trabalhos artísticos e também do meu sogro, esposo e dentre outros independes de nossa contemporaneidade. As pessoas novacruzensses não são conhecedoras da arte e dos grandes artistas existente em sua terra.
Obras de Manuel Olímpio da Rocha _ pai de Sebastião  Olímpio da Rocha
Quem consome arte pode-se dizer que consome joia, mas infelizmente muitos preferem comprar uma reprodução artística produzida trilhões de vezes na indústria do que comprar obras dos artistas da terra. Não sei o que essas pessoas entendem sobre arte!O artista que está fora  da cidade é visto como fenômeno e os que moram aqui apenas são convidados para participar de  exposições raramente nas escolas. Todo artista precisa vender suas obras e não é só expor para apreciação, mas para vender. Às vezes me irrita quando alguém me
Escultura feita em madeira de algaroba
Manuel Olímpio da Rocha
insinua pedindo-me uma obra, percebo também que muitas pessoas são extremamente ignorantes e por esse motivo comete essa gafe. Acredito que tamanha falta de conhecimento faz com esses absurdos sejam cometidos pelos que não compreendem que o artista expôs seu sentimentos e ideias para que também fossem consumidas como cultura e revelando uma infinitude de enigmas, subjetividade. É triste as atitudes dessa pessoas que não sabem valorizar a cultura local nem seus artistas. Se queres estatutos consuma obras pelo menos dos artista de
Manuel Olímpio da Rocha _  Oração de São Saruê
tua terra, senão será apenas uma pessoa do senso comum e pobre de conhecimento. Dei mais obras do que vendi, infelizmente as pessoas não valorizam os artistas de sua terra e, não é por não poder comprar, é porque só valorizam o que vem de fora. Nova Cruz cidade repleta de grandes artistas. Manuel Olímpio da Rocha vai deixar história, no fundo seu quintal é repleto de obras que um dia serão de grande valia, pois chama atenção por sua originalidade e criatividade. Suas obras revelam características primitivas que revelam traços e formas de culturas bem antigas. Ele não recebeu
Manuel Olímpio da Rocha _ sem título
influência nenhuma, mas suas obras são muito interessantes por causa da forma como ele expressa, ingênua, primitiva e criativa. Ora acho parecido com obras de ancestrais, ora é genuinamente dele, e na
Manuel Olímpio da Rocha _ O matuto e cavalo
escultura em pedra-sabão
verdade, as são. Esse grande artista vende suas obras na Galeria Gamela de João Pessoa da Senhora Roseli. O senhor Manuel Olímpio da Rocha vive produzindo suas obras no seu quintal na maior tranquilidade, se inspira com muito deleite e habilidade. Ele é celebridade na de esculpir e depois o seu filho Sebastião Olímpio da Rocha que faz obras sob encomenda das pessoas que entendem sobre arte. 

2 comentários:

  1. Parabéns ao Sr. Manoel pelas maravilhosas obras de arte que ele tão criativamente as produz!
    Um grande artista que como vc disse, não é visto e valorizado pelas pessoas da nossa cidade. Você,Olímpio e outros grandes artistas plásticos de nossa terra precisam ser valorizados.
    Ótima postagem, Val!
    Um abração e ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do texto e das artes minha nota é 10 para esse blog, espero que sempre continuem postando coisas interessantes da nossa cida e da região local... nota:10 10 10 10

    ResponderExcluir