sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A ESCOLA É CONHECIMENTO E ALEGRIA

Trabalhos que fiz no meu ateliê para mostrar que podemos experimentar
outras possibilidades de materiais e transformar o "lixo" em arte.
Releitura da obra Retirantes de Cândido Portinari _ 3ª série "G"
I semestre _ tema _ A secao no Nordeste.
Minhas alunas da 3ª série "C" do meu lado esquerdo está a Rafaela
ganhadora do quadro Naninho de Macau _ o gato.
Estudar é trabalho, mas um trabalho que frutificará no percurso da vida, e os frutos só surgem quando há interesse. Percebo que as escolas da nossa contemporaneidade são mais motivadoras e os professores são mais dinâmicos e inovadores sempre buscando atrair os alunos por meio do lúdico e projetos inovadores, por exemplo, PROEMI que ajuda a ampliar o conhecimento do educando. Porém seria melhor que, viessem mais verbas para que todos possam participar normalmente sem ser por inscrições aos interessados a participarem de oficinas. Quando se pede para o aluno se inscrever em tal oficina já começa a limitação onde só alguns frequentam. Muitos alunos queriam pintar sobre telas, mas alguns pintaram porque participaram dessa oficina de pintura sobre tela. Também desenvolvi pinturas em materiais que poderiam ser jogado fora como lixo, aproveitei o ensejo do projeto PROEMI e envolvi todos os outros alunos. Eu, Valdélia sendo arte-educadora me virei em mil para poder dar conta da demanda de alunos nessas oficinas até o dia 28 e 29 de novembro de 2013, confesso que não foi mole, mas me senti realizada como todos da Escola Estadual Rosa Pignataro (pronúncia _ Pinhataro) da cidade Nova Cruz. Vejam as produções dos alunos: alguns que dominam bem a técnica de pintar, outros descobriram novas possibilidades para pintar e também o mais interessante é a criatividade e o potencial de cada um. Alguns inseguros que até nem quiseram expor a assinatura do seu nome nas suas produções. E sempre recomendei o tempo inteiro que ao terminar o trabalho deve-se registrar o nome nas telas feitas bandeja de isopor ou nas telas convencionais. Estrategicamente utilizei o fazer artístico do aluno para nota final do 4º bimestre e funcionou muito bem. Fico sempre descobrindo maneiras de resgatar os alunos para dentro da escola mostrando que ela é conhecimento e alegria. Durante os semestre nós professores tivemos muito trabalho, mas também tivemos o êxtase: houve vários passeios culturais e de muita alegria, emoção e humor, aqui mostrarei uma mixagem de imagens onde aparecerá imagens das oficinas, exposições e o terceiro passeio que participei ontem com os professores da área de História professor Luciano de Oliveira, eu, Valdélia de Barros da Rocha e o Professor George de Química e com alguns alunos que participaram das oficinas dos projetos. Portanto, deixarei registrado os frutos de nossos trabalhos confirmando que à escola é conhecimento e alegria.  
A 3ª DIRED visitando a exposição e a Feira de Conhecimento da EERP.
PAINEL DAS PINTURAS ABSTRATAS
ELOISA pousando diante de sua obra segurando minha mão direita.
.A parabenizo POR SUA OUSADIA,
criando uma obra efêmera feita a base de alimento em pó achocolatado
RELEITURA DE ORATÓRIOS
Trabalhos de alunos que tem domínio  mais acadêmico e o
material são telas (material convencional). A técnica é tinta acrílica
sobre tela. As telas que estou segurando foram feitas sorteio para
os alunos que participaram das oficinas exposição. A maior é
o registro da imagem de um gatinho que vi em MACAU _ primeiro passeio
que participei dos PROJETOS dos professores: Wellington e Lenilde Brito.
A tela pequena é uma flor Chanana solitária: simples, bonita, forte e nasce
muito no campo e também na cidade em qualquer lugar, por exemplo, canteiros,
muros e são vistas pelo senso comum um flor sem valor algum.
Eu a admiro desde minha infância, sempre  tentei plantá-la em um vaso,
mas é impossível porque ela é uma plantinha que nasce sem o manuseio
do ser humano, digo que ela é de personalidade forte. Ela é linda mesmo!
Outros trabalhos com tinta acrílica sobre tela _ incentivando a criatividade
e originalidade do aluno.





Aqui releitura de oratórios com base nos do século XVII e XVIII  onde mostra
os valores da cultura erudita e popular. 

3 comentários:

  1. Eis o resultado de todo um trabalho cheio de amor e dedicação desta grande arte-educadora que és.. Parabéns Val! Parabéns também aos alunos! Arte é vida e vida é arte!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar meu blog, também estou visitando o seu e adorei suas criatividades. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por visitar meu blog, também estou visitando o seu e adorei suas criatividades. Um forte abraço!

    ResponderExcluir