sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TRANSFORMANDO O "LIXO" EM ARTE

       É maravilhoso educar com arte, eu, Valdélia, desde do início do ano letivo de 2013, venho incentivando e estimulando o potencial dos alunos da Escola Estadual Rosa Pignataro da cidade Cruz/ RN, cidade onde moro. Incentivo a criatividade e os encorajo a descobrir novas possibilidades artísticas, mas também ressalto o respeito que devemos ter com a mãe natureza, reciclando o que se tornaria lixo sem ser lixo, por exemplo, as bandejinhas de isopor que trazemos dos supermercados com alimentos se tornam telas para pintura, não importa o que o aluno irá pintar nelas, mas o objetivo é desenvolver o potencial do aluno, ousadia na criatividade e respeito à natureza transformando o " lixo" em arte.
          Não importa se aluno desenha bem ou não, apenas incentivo a criação artística porque quando criança não tiveram oportunidade de desenhar, rabiscar quando crianças e até porque nas escolas públicas geralmente, não dão prioridade à Arte na escolaridade infantil. Acho um absurdo, abmudo, abcego e abtudo. Percebo muitos esteriótipos quando vejo os desenhos da maioria dos alunos sempre desenham o sol com olhos, boca e nariz, também desenham a velha casa sem a perspectiva. A casa é desenhada sempre com uma linha cortando o topo da parede formando um triângulo desnecessário e também o telhado não possui a forma do paralelogramo e fica com a ponta como se fosse um retângulo. Mas graças ao meu empenho de arte-educadora consigo ensiná-los a perceber os erros, muitos tem muita dificuldade de lembrar o que os ensino, mas é assim mesmo, tem que ter muita paciência. 
           Dia 28 haverá na escola Estadual Rosa Pignataro a Feira de conhecimento, nessa data será a abertura na praça de eventos com algumas apresentações dos alunos e no dia 29 acontecerá a exposição com todos os trabalhos de todos os componentes curricular. Porém de antemão, exibirei alguns trabalhos dos alunos e meus também aqui neste blog, tenho o prazer de mostrar frutos de meu carinho e dedicação aos alunos, a natureza e, a arte. Formar cidadãos não é apenas com teoria, mas com a prática também.
            A escola que leciono é privilegiada por ter um laboratório de artes visuais graças aos meus apelos por pedir um ambiente só para os alunos desenvolverem seus potenciais em arte. Para se fazer arte é necessário um ambiente exclusivo e repleto de tranquilidade ondo o aluno possar se expressar sem medo de sujar o ambiente com tinta ou até ele mesmo, e também deixar seu trabalho para em outro momento concluí-lo, porque ele precisa assistir a aula de outro professor.
Vejam que belíssima releitura da obra Abaporu da Tarsila do Amaral
feita por Hellen Thais _ aluna do 7º ano "C"
Releituras do Abaporu e natureza-morta 
           Portanto, é imenso o prazer que sinto ao ver todos os alunos experimentando as cores e descobrindo novas técnicas e aprendendo a ser disciplinado pela arte mão de tudo que inventamos



O Abaporu loira feita por Rose do 7º ano "C". Ela comentou porque a fez assim. Segundo Rose fez assim porque há muitas pessoas negras negando sua etnia e fez suas críticas a respeito dessa mudança radical onde as pessoas não gostam da cor original.
  

TRABALHO DE ISOPORGRAVURA COM BASE NA XILOGRAVURA

AGUARDEM, VOCÊS VERÃO MUITOS E MUITOS TRABALHOS DOS MEUS ALUNOS.

ISOPOGRAVURA











Um comentário:

  1. Bom dia, Val!!!!! Maravilhoso trabalho!!! Vc e seus alunos estão de parabéns!
    Quanta criatividade e melhor ainda, reaproveitando material que iria para o lixo.
    Vc sempre fazendo um trabalho muito interessante e valioso por onde passa. Parabéns!
    Um abração, amiga. Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir