sábado, 2 de novembro de 2013

Minhas aprendizes do saber...

  Minhas queridas alunas, que aprendem os conhecimentos científicos mesclando com os conhecimentos da cultura popular tanto brasileira quanto  estrangeiras. Essas garotas estão demonstrando o carinho por sua professora Valdélia, e estão aptas a aprender os conhecimentos propedêutico para que no futuro sejam livres para voar nas asas da sabedoria respeitando todas as culturas e sem conceitos antecipados.
     Amo alunas e alunos que vem para escola estudar e aprender o que não é ensinado em seu meio familiar. Amo ensinar aos que abrem-se para compreender o mundo de modo geral, tanto o passado quanto o  presente, futuro e vanguarda. Esses educandos serão a salvação do mundo. É através desses aprendizes que surgirão os novos professores e cientistas. 
     Pensei em fazer o Halloween na escola Estadual Rosa Pignataro onde leciono, mas encontrei dificuldades devido a cultura dos próprios alunos que são limitados por suas crenças religiosas que faz com que eles sintam rejeição as conhecimentos científicos. 
     Sabemos que à escola é o ambiente onde permite todos os conhecimentos, pois, esse é seu papel. À escola é o ambiente número 1 da ciência e o papel do professor é formar seu aluno para compreensão e visão de mundo.
       Sou uma professora que provoco ao aluno ter curiosidade sobre os conhecimentos que não são favorecidos em seu meio. Acredito que, com ousadia e criatividade atinjo alcançar o esperado que é o aluno participar do que ele merece aprender. Meu papel de arte-educadora é muito crucial, pois tenho que ser criativa ao máximo. Pois bem, não consegui realizar o Halloweem, mas dei uma aula de História e Arte sobre a origem dessa evento cultural estrangeiro. As aulas sucederam-se intensamente para fora da sala de aula e até perdi a hora do lanche. Os alunos amam às aulas diferentes, mas o que é diferente não pode ser todos os dias, senão não serão diferentes. Coisas que não havia planejado aconteceu no improviso, essa aula seria apenas nas turmas que iria lecionar na quinta-feira do 31 de outubro de 2013, mas o bom é que perpassou de dentro da sala de aula para o espaço de passagem dos alunos irem para às salas de aulas durante o ano letivo. 
    A diretora Gilvanize, vice-diretora Lécia e o meu colega professor George de Química me auxiliou com esses instrumentos para que eu pudesse fazer uma performance com a letra da música Wicca _ Ela espera. Também houve apoio dos demais colegas professores Renato Lima... Fiquei tão emocionada que ficou difícil para lembrar de todos os outros professores pelos nomes. Ao término da apresentação os alunos pediram-me autógrafos em suas camisetas...
       O que atrai nossos alunos são as ousadias criativas do professor e sobretudo o de ARTE é o mais corajoso para ousar. Sim, houve críticas de alunas que quiseram interromper às aulas da turma do 9º "B" e elas não eram nem dessa turma. Elas são evangélicas, mas o que estava sendo ensinado era o conhecimento Histórico sobre culturas muito remotas, os celtas, as wiccas e também o respeito que devemos ter com a cultura dos outros. Os alunos se chatearam e disseram que elas estavam atrapalhando à aula, então foi necessário pedir que elas saíssem se estivessem incomodados com o assunto. O aluno e seus pais precisam saber que à escola é lugar de conhecimentos gerais e inclui todas as pessoas com diferentes religiões ou que não tenha nenhuma, o que vale é o humanismo e o racionalismo.
Níville uma bruxinha muito travessa!
         Portanto, minhas aprendizes do saber serão muito felizes por permitirem o conhecimento científico banhar suas mentes e dando-lhes asas para voarem para além do horizonte. Voem minhas bruxinhas científicas juntas com sua bruxa mestra Valdélia. Beijão para todos os alunos que aplaudiram minha performance e aprenderam que as wiccas são pessoas do bem e também o dia delas é no mês de maio. O Halloween era o samhain (sem luz), comemorava-se o fim do verão e as colheitas e no dia 1º de novembro.
                                                      
     
          
           
O celular escondeu a carinha 
da bruxinha Vitória.   








 Uma pequena bruxinha (borboleta) muito especial _ Marta. Sobrinha da funcionária Jaqueline da Escola Estadual Rosa Pignataro. Ela adora fazer arte, coisas de bruxinhas mesmo. Te amo Marta!
 Marta adora ir para as oficinas de arte no laboratório de artes visuais. 


Minhas adoráveis bruxinhas!

3 comentários:

  1. Val, como sempre, aplaudo seu trabalho como arte-educadora. Parabéns por fazer um trabalho diferenciado dos demais professores de Artes! Com certeza, seus alunos vão lembrar sempre desta aula e das inúmeras que vc faz com tanta dedicação e amor.
    Parabéns, amiga!!!! Continue sempre assim!
    Um abração e feliz final de semana pra vc e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por receber sua visita em meu blog, e também por você comentar sobre as postagens que faço. Beijão e tenha um final de semana com sua família. Beijo na princesa!

      Excluir
    2. Fico muito feliz por receber sua visita em meu blog, e também por você comentar sobre as postagens que faço. Beijão e tenha um final de semana com sua família. Beijo na princesa!

      Excluir