sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Arte é conhecimento científico

O imperador Teodósio  oficializou o cristianismo
        Todavia o ser humano sempre quis expressar suas ideias e sentimentos por meio da velha companheira arte, por exemplo, nossos ancestrais, os primeiros homens que existiram no nosso planeta expressaram sua linguagem com pinturas rupestres. Não é de estranhar a imaginação fértil do ser humano expressando sentimentos de diferentes emoções: seja para  arte, seja para religião que também é tão tataravó quanto a primeira. Mas a arte é a que mais contribuiu para evolução da humanidade porque ela é linguagem e código simultaneamente, graças a ela o ser humano pode chegar a era mais veloz do conhecimento, e infelizmente nem todos ainda tiveram o prazer de evoluir seus pensamentos e nem ao menos conhecem a internet que também é fruto da arte e da ciência, o emocional e o racional. 
        A arte explica os desejos e anseios para informar o que queremos transmitir para o outro numa linguagem mais direta. Foi assim que aconteceu quando as pessoas de períodos bem ditantes do nosso quiseram expressar seus sentimentos de crenças religiosas, por exemplo, o texto sobre o surgimento do cristianismo primitivo que fala sobre o surgimento do mesmo. Porém expus o maravilhoso texto da Maria das Graça V. Proença dos Santos, tanto para mostrar a arte como divulgadora das ideologias como também para mostrar como nós necessitamos dessa velha aliada contemporaneamente.
        Na verdade, nem todas as pessoas são capazes de compreender o conhecimento científico, pois bem, para compreender a história da humanidade é preciso ser um ser muito perspicaz para poder ser feliz e capaz de matar todos os deuses e mitos e  compreender as tramas que os próprios humanos criaram para nela mesmo se enrolar ou controlar seus semelhantes por meio do imaginário.
        Digo sempre aos meus alunos que arte não é apenas entretenimento, mas conhecimento científico, filosofia, trabalho e está presente em todas as atividades humanas. Basta observarmos ao nosso redor quantas ferramentas de trabalho foram criadas para nos auxiliar nas tarefas do dia a dia, por exemplo, estava digitalizando meus pensamentos filosóficos através do computador e que nele há minúsculas partes que foram feitas para sua construção e também infinitos caracteres... E  as novas invenções tecnológicas, e ainda, o que está "porvir". Nós somos seres que inventamos tudo, até os deuses e mitos para nos assustar ou nos beneficiarmos, somos seres possuídos pela arte, pela a astúcia. É claro que, muitas pessoas abusam dos conhecimentos adquiridos para ludibriar os que não conhecem a arte do conhecimento científico e a arte de pensar, a filosofia.
         Portanto, a arte é semente que germina do nosso cérebro e sempre bem-vida para nos ajudar até a refletir as metáforas que muitas vezes nos parecem enigmáticas. Leiam e reflitam, sobretudo o texto anterior. Vejam porque sou tão segura no que escrevi e falo quando alguém gosta do meu bate-papo pessoalmente. Não faço apologia a religião nenhuma, todas tem sua origem em consonância com seus fatos e conforto para os que sentem a necessidade de ter alguém lhe dominando. Muitas coisas que o Jesus ensinou estão escritos nos apócrifos e não no livro canônico mais popular do ocidentalismo e até no Oriente. Não irei entrar em detalhes porque ficará para outra oportunidade ou os aconselho que leiam mais sobre Arte, História, Filosofia, leiam a literatura científicas para se libertarem da Alegoria do mito da caverna de Platão _ Marilena Chauí. 
         
                              
A imagem representa a imponência dos imperadores
Catacumba de santa Domitila

Querem saber sobre a Santa? Pesquisem.
Basílica de Santa Sabina, cristianismo a religião da realeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário