sábado, 21 de setembro de 2013

ARTE BARROCA _ A ARTE DA EMOÇÃO II

Interior da igreja de São Francisco _ Salvador
     





        De acordo com as mesclagens de conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e leituras conheço a história da arte barroca. Um estilo que  exaltou o emocional com tanto vigor que ficou denominada de barroca, foi por essa razão, que obteve esse nome. Consideraram a arte barroca de exagero das emoções. No contexto dessa arte, o objetivo era mexer com as emoções do público alvo que não sabia ler.
Bernini - Êxtase de Santa Teresa
     A arte barroca originou-se no período Barroco nome que ganhou adequadamente e não poderia ter sido outro. Tenho paixão de falar sobre esse assunto em sala de aula porque faço a interdisciplinaridade de áreas de conhecimentos, que ás vezes, outro professor não comentou claramente, por exemplo, a Reforma Protestante e a reação da Igreja católica com a contrarreforma _ num combate entre ambas.
Vejam a emoção expressa na face desta belíssima
imagem escultórica feita por Bernini - Santa Teresa
        Na verdade, a Reforma Protestante ultrapassou as questões de fé revolucionou outros setores da cultura europeia. Mas esse movimento foi tão provocante que, logo a igreja  se organizou para criar uma estratégia apropriando-se da arte e das mão mais talentosas dos artistas renomados.
        O Michelangelo Buonarroti foi o precursor de novo estilo de arte conhecido como barroco. Esse artista era do período Renascimento, mas com certeza esse período já estava em declínio. Mas, Buonarroti sou muito bem anunciar um novo período e um novo estilo de arte. Lembrando que, Buonarroti era escultor, mas também teve o difícil dever de pintar o teto da capela Sistina fundada pelo papa Sisto tio do papa Júlio II. Com toda a exaustão esse trabalho o tornou um verdadeiro deus da criação e da imaginação.    
Igreja barroca de Ouro Preto - Minas Gerais
        A arte barroca mostra em sua concepção estética elementos característicos que revelam as emoções de forma muito visível tanto para as pessoas da época barroca quanto para as contemporâneas. A disposição das figuras nos quadros sempre na diagonal de um ângulo a outro, o tom de claro-escuro para intensificar os sentimentos do observador,também a dramaticidade tomou conta na pintura. Na escultura: os volumes das vestes e os movimentos dos personagens e as expressões de melancolia, compaixão, meiguice envolvendo também uma enorme dramaticidade. Na arquitetura não foi diferente com os elementos visuais com linhas curvas, contracurvas, portadas decoradas, fachadas com detalhes ornamentais, ouro para incrementar o interior das igrejas e capelas representando o poder clerical e o divino segundo os princípios e desejos dos que sabiam como tocar nas profundezas dos sentimentos alheios. A arquitetura foi o pão recheado dessa arte porque nela havia todos ofícios artísticos como também as exuberantes talhas recobertas por finas camadas de ouro. 
Fachada de igreja barroca de Salvador
         Portanto, a arte barroca nos revela sua beleza emocional e sua luta para sobreviver em períodos bem diferentes do seu. Hoje essa arte é um patrimônio imaterial importantíssimo para nosso conhecimento, respeito e                                                             admiração.  
        
        " Arte eterniza fatos que não os vivenciamos, mas nos faz sentir as emoções de  modo prazeroso sem imposições."

Nenhum comentário:

Postar um comentário