segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FELIZ REVEILLON 2014!

     Todos nós ocidentais aguardando a chegada do ano vindouro com  perspectivas de muita saúde, dinheiro no bolso é o que esperamos. Mas temos que lembrar que a vida é continua apenas procuremos fazer algo diferente para podermos perceber que iremos dá continuidade ao que almejamos alcançar o que não podemos ter atingido no ano velho ou anterior. É isso! Gostaria muito que pelo menos todas as pessoas tivessem pelo menos uma consciência mais limpa, amassem mais a natureza, respeitassem todos animais sobretudo os de trabalhos excessivos. Não é só ser humano que sofre de abusos de trabalhos tornando-se escravo, mas nossos irmãos burros de cargas. Todos nós queremos o melhor para gente e esquecemos dos inocentes animais que não possuem orgulho e nem desejam as nossa bobagens; esses querem apenas viver a vida naturalmente. E nós? Desejamos tudo, até o esforço físico do pobre "animal irracional". Quando falo animal irracional me irrito por perceber que o ser que se diz humano é muito mais irracional: egoísta, orgulhoso, vingativo, destruidor da natureza, mentiroso... Vamos melhorar para poder ser racional como os animais que não pensam como nós, aí eu direi que somos racionais. Varram as sujeiras das mentes para poder ser um ser humano de verdade.
     O significado da palavra reveillon vem do Francês reveiller, o mesmo que "acordar, deixar de dormir, velare, fazer vigília, de vigilare." Significa que devemos aguardar em vigília a chegada do ano vindouro. Os animais pedem a deusa natureza o dia e a noite para seu descanso ou batalhar por seu alimento sem saber da existência de datação cronológica de passagem de dias, semanas, meses, anos, séculos ou milênios. Nós é que inventamos tudo para nossas conveniências. Portanto, devemos como ser humano pensar mais sobre os animais e a natureza para podermos termos melhores tempos.        
Reflitam e Feliz 2014!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

APRESENTO LILITH _ A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO

Jamais as igrejas comentarão sobre essa personagem tão determinada e de personalidade tão forte mesmo sendo um mito tanto quanto seu companheiro Adão e a segunda mulher  Eva. Lilith foi criada do pó, da mesma forma que Adão, não é comum ouvir falar a respeito dela na Bíblia porque esse livro é um segundo livro que,  segundo as conveniências das igrejas católica e evangélica muitos não tem conhecimento sobre ela. Essa personagem mítica discutiu a respeito de sua origem e condição de poder e direitos dos quais seu companheiro obtinha na Terra. Então, resolveu abandonar seu companheiro e tornou-se independente e foi considerada como a serpente que enganou Eva. Existem várias literaturas maravilhosas na internet que comenta sobre Lilith e que estão escritos em livros sem ser a Bíblia livro convencional, ou seja, o qual as pessoas mais pensam que compreendem o que está escrito nele e por causa de suas crenças religiosa não podem questionar infelizmente. Mas, é isso mesmo! Fazer o que se o povo gosta de não saber os enredos das histórias e o que está por trás delas?As história de Lilith faz parte dos escritos apócrifos, isto é, livros muito antigos do que a Bíblia canônica selecionada pelo cristianismo católico e evangélico. Graças a Lilith e depois Eva é que podemos ter nossos direitos e deveres, seria muito chato não ter domínio sobre nada e ser apenas algo vazio ou brinquedo de um macho ou Deus.
Não sei o autor
Lilith também é associada a lua e a noite
Lilith enroscada na árvore do conhecimento _ obra de Michelangelo Buonarroti _ teto da capela Sistina em Roma.
Se eu tivesse de ser um desses personagens gostaria de ser Lilth sabem por quê? Ela queria ser alguém que fosse útil e de sentimentos respeitados por seu companheiro e DEUS. Na Bíblia  mostra uma fala de admiração de Adão quando deus arrancou um pedaço de sua costela dizendo assim: _Essa sim, foi feito de minha carne!Essa fala significa que Adão teve outra companheira, essa foi a tal Lilith. Portanto, fiz esta postagem porque o conhecimento não deve ficar preso a nós e devemos compartilhar com os que amam filosofar assim como eu. E viva Lilith!
Eva! Aceite esta deliciosa fruta e descobrirás o conhecimento.
Lilith associada a escuridão da noite. Graças a noite podemos
descansar, sonhar e ter também os pesadelos que nos orienta...

Lilith, em gravura de Jhon Collier (1892)

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O NATAL PARA A MAIORIA DOS PERUS É A MORTE

Vocês acham que tenho um Feliz Natal? É, deveriam comer peixe, tudo é segundo as conveniências de cada humano e  cultura...
Seres humanos lindos merecem ser divulgados. Parabéns pela
imagem! Um peru feliz em pleno natal.                                                                                   

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ESTOU MOSTRANDO MEU FELIZ NATAL

É, enquanto meu dono comemorava o Natal do menino Jesus...
Prefiro um bom ateu ou ateia de bom coração do que um péssimo cristão.
"Ser ateia ou ateu não significa ser mal caráter ou desumano, mas o que é inadmissível é a falta de sensibilidade e bom senso."

VESTIR A TOGA PARA O CONHECIMENTO


Na Grécia Antiga era comum a prática de vestir a toga, vestimenta que fazia-se parte da cerimônia de quando alguém fosse aprender os conhecimentos dos sábios filósofos. Vestir essa veste significava entrar para o mundo do conhecimento e deixar o senso comum para sempre. Lembrando que na cerimônia todos ficavam nus para poder recebê-la, pois representava o despojo do pensamento comum. No pensamento comum inclui-se: crenças, religiões, mitologias, ideologias e tudo que fosse compreendido sem questionamentos. Eu vesti uma toga invisível e continuo com ela, jamais voltarei a "Caverna de Platão" _ A alegoria da Caverna onde humanos aprisionados as suas sombras imaginavam deuses e demônios. Estou livre e não quero nunca mais as correntes do medo de descobrir o novo, pois o conhecimento é que nos salva. Sinto muito, quando vejo sobretudo nas escolas mais os ensinamentos do senso comum do que o científico, esse tem que sobrepor-se aos trazidos do meio do educando, é assim que penso. Sou professora de Arte e sou artista plástica, lido com o racional e o emocional, pois ambos são salutar para aprendizagem. Quando estou falando, por exemplo, sobre a arte barroca vou para a interdisciplinaridade fazendo uma ponte para outros assuntos que diz respeito ao mesmo assunto que a partir dele deu para falar sobre um pouco de História, Filosofia, cultura, ciência e também a contextualização que é fundamental. É lamentável que as pessoas tenham medo do desconhecido que é o conhecimento, preferem os mitos e o disse que me disse, as inverdades. O desconhecido é o conhecimento e, esse mata todos os deuses e mitos. Portanto, estou vestida com uma toga invisível e muito feliz e livre! Se queres ser feliz despoje-se das vestis e correntes do senso comum que serás muito mais determinado e fortalecido em suas convicções.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"Virgem Maria"? Quase 1% das mulheres nos EUA diz ter engravidado sem sexo

Pesquisa evidencia dificuldades que cientistas muitas vezes enfrentam quando precisam interpretar informações durante estudos envolvendo temas potencialmente delicados

Por Maria Luciana Rincon em 23/12/2013
      LINK CURTO: http://nzn.me/m40429


De acordo com um estudo publicado pelo British Medical Journal, quase 1% das mulheres nos EUA afirma ter engravidado enquanto ainda eram virgens. A pesquisa foi realizada com 7.870 jovens entre as idades de 15 a 28 anos de todo o país e, segundo a Reuters, desse total, 5.340 engravidaram.
Segundo a matéria, entre as 5.340 mulheres que participaram do estudo e que ficaram grávidas, 45 delas — ou seja, 0,8% — disseram ter concebido enquanto ainda eram virgens e sem terem relações com um homem. Além disso, esse número não incluiu fertilizações in vitro ou qualquer outro procedimento médico ou tecnologia de reprodução assistida.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, que analisaram dados coletados junto a milhares de adolescentes. No início dos trabalhos, as garotas tinham entre 12 e 18 anos de idade, e foram entrevistadas periodicamente sobre questões relacionadas à saúde e comportamento ao longo de 14 anos.

Concepção imaculada

Fonte da imagem: pixabay
Das 45 moças que afirmaram ter engravidado enquanto ainda eram virgens, 31% disse ter assinado algum tipo de compromisso de castidade — no qual prometeram não fazer sexo antes do casamento —, e os pesquisadores ouviram diversas explicações sobre como elas teriam concebido. No entanto, algumas chegaram a admitir certa participação de rapazes no processo.
Os pesquisadores também descobriram que 28% dos pais — que também foram ouvidos no estudo — das “virgens Marias” não costumavam conversar com as filhas sobre temas relacionados com sexualidade ou métodos anticonceptivos por falta de conhecimento. Outro aspecto descoberto durante a pesquisa foi que as moças eram mais propensas a ter filhos do sexo masculino, e que muitas engravidaram nas semanas que antecedem o natal.
Evidentemente, a “concepção imaculada” é cientificamente impossível, e as alegações de que esse tipo de gravidez tenha ocorrido servem para provar aos pesquisadores a dificuldade se interpretar dados quando os estudos envolvem temas potencialmente delicados, como sexualidade, religião e comportamento.

sábado, 21 de dezembro de 2013

TRABALHO DE RESTAURAÇÃO EM IMAGENS SACRAS

Há alguns dias atrás restaurei quatro imagens sacras, elas estavam bastante sem vida, com partes quebradas: ponta do nariz, pescoço e a pintura bastante gasta, mas felizmente saíram de plástica nova tanto o corpo e as vestes ficaram novíssimas para o Natal e Ano Novo, às vezes digo que não vou fazer mais, mas não adianta porque chegam as senhoras com tanto carinho com suas imagens que vou e termino aceitando a tarefa, porém vale a pena fazer isso porque essas pessoas respeitam o que acreditam e também não poluem o meio ambiente tornando as imagens em entulhos. Isso é muito bacana, o zelo que elas têm com suas imagens sacras. Só acho ruim quando dizem que o preço é meio salgado, mas elas logo pagam e reconhecem o trabalho que fiz para que suas imagens voltassem aparecer novamente como objeto de adoração e decoração, pois é a função dessas estatuetas sacras.Sei que o meu trabalho é muito valioso, mas em cidades do interior a arte tem pouco valor porque também as pessoas não compreendem o tempo gasto nas horas de fazer nossas tarefas artísticas, não é diferente  no restante do nosso país que é muito devagar para compreender que arte é a maior geradora de tudo quanto existe desde as ferramentas de trabalho feitas para evitar o esforço físico do ser humano e também as produções artísticas que expressam sentimentos, reflexões e críticas. Nesta postagem exibirei as quatro imagens sacras em estado de vida nova.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida era toda escura não havia definição de detalhes.


São José e seu baby Jesus estavam muito descontentes e desalinhados
com aparência de desgastados pelo tempo. Agora estão novíssimos para
a data especial da cristandade.

cliquem nas imagens para vê-las maior.

A imagem de Aparecida de costa

Nas costas do anjo Gabriel havia uma flor, eu a substitui por algo vivo
uma pequena vela para que possa ser acesa _ transformei em castiçal.
Carreguei o menino Jesus e hoje minha imagem viva é venerada assim, infelizmente.

E agora todas as imagens reunidas
O anjo de frente com seus coleguinhas que estão aos pés de Nsrª Aparecida
e a Imaculada Conceição

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FRASES FAMOSAS SOBRE OS ANIMAIS E A NATUREZA


 " A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente  afirmada que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." _ Arthur Schopenhauer


" Não há crueldade pior que pensar e acreditar que os animais existem para servir ao homem." _ Gabriela Toledo


"O ser humano só alcançará a plenitude quando amar a natureza." _ Valdélia
" Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que a manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que  pode ser produzido." _ Leonardo da Vinci
Título: Os quatro elementos da natureza
Técnica: mista seguida com decoupage
Data: 14/12/2013






"Virá o dia em que que a matança de um animal será considerada tanto quanto o assassinato de um homem." _ Leonardo da Vinci

Vejam que belo! Essa linda e sensível garota pousando com um sapo. A sensibilidade se dar pela educação familiar. Esta linda menina é filha da minha amiga e comadre Cris a dona do blogger Feliz Arte. Parabéns querida, por educar sua filha amando a natureza!







O pai da garotinha segurando seu lindo cão de estimação. Mais uma demonstração de amor aos animais. Ramalho o Sansão de Cris. 

domingo, 15 de dezembro de 2013

Todo ano tem natal...


 Vejam o "Feliz Natal" desse pobre animal que transportou o menino divino! E aí gente! A cara de tristeza e sofrimento é visível. O dono desse comércio é tão cruel o quanto o empregado. As pessoas pensam apenas no empregado e no dono do comércio porque são pais de família, mas espera aí! Existe solução: não deixar o animal exposto ao sol com a terrível carga na ladeira num asfalto, retirar todos os arreios do coitado até a próxima atividade de entrega e também melhorar a alimentação do bichinho, oferecer água durante a espera para entrega dos botijões. Acredito que essa forma de veículo seja ilegal porque o produto é de origem inflamável. Quem de nós gostaria de um trabalho escravo assim? Quem de nós gostaria de ficar com uma carga assim? Quem de nós  suportaria ficar sem beber água e carregar um fardo assim?


É isso mesmo, todo ano tem natal, mas será que todos sabem o significado? Penso que não, vejam os pobres animais de carga que passam o ano inteiro carregando cargas e mais cargas, chibatadas e mais chibatadas e sua alimentação e cuidados com a saúde deles é zero. Fiz uma postagem alguns anos atrás dizendo que O BURRO NÃO É BURRO.Na verdade, esse bicho maravilhoso não é burro, mas o ser que se diz humano é, porque se acha dono do pedaço e não percebe que um animal não é uma máquina para ficar o dia inteiro com uma carga no lombo como que fosse um veículo de carga, e além do mais numa ladeira. É o caso de um pobre burro que fica estacionado com cargas de botijões de gás na rua principal Assis Chateaubriand próximo à rodoviária da minha cidade Nova Cruz. Onde anda a sensibilidade dos que pregam o Feliz Natal? Tudo mais parece uma mediocridade do que fé e amor. A maioria estão apenas preocupados com a salvação eterna de si, e não se importa com seu semelhante que nasceu, cresceu, trabalha pra se lascar no final de sua humilde vida ainda é torturado. Que espírito natalino é esse onde os mais egoístas se deliciam numa ceia farta e injusta? Todo ano tem natal, mas os que dizem que amam o Jesus Cristo continuam insensíveis cometendo injustiça aos inocentes e que trazem o pão de cada dia para as famílias e não ganham nada pelo natal, nem ao menos um obrigado e um beijo em sua crina.
É, pensam que sou uma máquina, mas não sou não! Estou muito fraco
e velho, será que eu não poderia receber uma recompensa como um bicho de estimação? 
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SALVE NELSON MANDELA !

Um ser humano que lutou pela liberdade da etnia e paz, Nelson Mandela um verdadeiro Deus! Morre o homem, mas não morre o nome. Esse ser humano divino que em vida defendeu a etnia de seu povo e sofreu vinte e sete anos encarcerado perdendo momentos de sua vida em defesa da liberdade dos outros merece as homenagens de todo o mundo. Minhas homenagens para esse grande homem, que os outros sigam esse exemplo sendo humilde e que respeitem todas as etnias porque foram criadas pela natureza. Não criem barreiras entre povos, sejam um Mandela.


sábado, 7 de dezembro de 2013

Uma grande mulher _ Nísia Floresta


"Dionísia Gonçalves Pinto, a Nísia Floresta brasileira (1810 - 1885), foi educadora, escritora feminista e poetisa. Nasceu na zona rural de Papari, hoje Nísia Floresta _ Estado Rio Grande do Norte, a mais notável mulher da história desse estado nordestino. Filha do português Dionísio Gonçalves Pinto e da brasileira Antônia Clara Freire, foi batizada como Dionísia, mas ficou conhecida pelo pseudônimo onde Nísia é o final de seu nome de batismo e Floresta, o nome do sítio onde nasceu. Brasileira veio de sua necessidade de afirmação de quem viveu quase três décadas na Europa e Augusta de seu segundo marido, Manuel Augusto de Faria Rocha, com quem se casou (1828) e teve a filha Lívia Augusta. Perdeu o pai assassinado no Recife (1828), para onde a família havia se mudado, e no início da década seguinte, começou a publicar uma série de artigos sobre a condição feminina, em um jornal pernambucano, comparando-a com diversas culturas da Antiguidade. Dedicou-se ao magistério, combinando o tradicional ensino e trabalhos manuais com sólidos conhecimentos de português e de línguas estrangeiras, além de noções de geografia. Viúva, foi para o Rio Grande do Sul onde dirigiu um colégio para meninas. Com o início de da Guerra dos Farrapos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fundou e dirigiu os colégios Brasil e Augusto, notáveis pelo alto nível de ensino. Mudou-se para Paris (1849) e durante alguns meses (1851), o jornal carioca  O Liberal publicou uma série de artigos de sua autoria, intitulados A emancipação da mulher, sobre a necessidade de se oferecer boa educação para as mulheres. Voltou ao Brasil (1872) e novamente partiu para a Europa (1875) de onde não mais saiu. Nessa volta publicou Fragments d'un ouvrage inédit: Notes biographiques (1878) e faleceu em Rouen, na França, aos 75 anos, enferma de pneumonia. Foi enterrada no cemitério de Bonsecours até que (1954) seus despojos foram transladados para o Rio Grande do Norte e levados para sua cidade natal, Papari, que já se chamava Nísia Floresta. Primeiramente foram depositados na igreja matriz, depois levados para um túmulo no sítio Floresta onde ela nasceu. Entre seus vários lívros publicados estavam Conselhos á minha filha (1842), O Modelo das donzelas (1847), A lágrima de um Caeté (1849), Intineraire d'um voyage en Allemagne ( 1857), Scintille d'un ' Anima Brasiliana (1859), Trois ans en Italie, Suvis d'un voyage en Grèce (1864), Woman (1865) e Le Brèsil (1871)."
                       www.dec.ufcg.edu.br/biografias/NisiaFlo.html
Eis a origem do pseudônimo da grande mulher nordestina.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A ESCOLA É CONHECIMENTO E ALEGRIA

Trabalhos que fiz no meu ateliê para mostrar que podemos experimentar
outras possibilidades de materiais e transformar o "lixo" em arte.
Releitura da obra Retirantes de Cândido Portinari _ 3ª série "G"
I semestre _ tema _ A secao no Nordeste.
Minhas alunas da 3ª série "C" do meu lado esquerdo está a Rafaela
ganhadora do quadro Naninho de Macau _ o gato.
Estudar é trabalho, mas um trabalho que frutificará no percurso da vida, e os frutos só surgem quando há interesse. Percebo que as escolas da nossa contemporaneidade são mais motivadoras e os professores são mais dinâmicos e inovadores sempre buscando atrair os alunos por meio do lúdico e projetos inovadores, por exemplo, PROEMI que ajuda a ampliar o conhecimento do educando. Porém seria melhor que, viessem mais verbas para que todos possam participar normalmente sem ser por inscrições aos interessados a participarem de oficinas. Quando se pede para o aluno se inscrever em tal oficina já começa a limitação onde só alguns frequentam. Muitos alunos queriam pintar sobre telas, mas alguns pintaram porque participaram dessa oficina de pintura sobre tela. Também desenvolvi pinturas em materiais que poderiam ser jogado fora como lixo, aproveitei o ensejo do projeto PROEMI e envolvi todos os outros alunos. Eu, Valdélia sendo arte-educadora me virei em mil para poder dar conta da demanda de alunos nessas oficinas até o dia 28 e 29 de novembro de 2013, confesso que não foi mole, mas me senti realizada como todos da Escola Estadual Rosa Pignataro (pronúncia _ Pinhataro) da cidade Nova Cruz. Vejam as produções dos alunos: alguns que dominam bem a técnica de pintar, outros descobriram novas possibilidades para pintar e também o mais interessante é a criatividade e o potencial de cada um. Alguns inseguros que até nem quiseram expor a assinatura do seu nome nas suas produções. E sempre recomendei o tempo inteiro que ao terminar o trabalho deve-se registrar o nome nas telas feitas bandeja de isopor ou nas telas convencionais. Estrategicamente utilizei o fazer artístico do aluno para nota final do 4º bimestre e funcionou muito bem. Fico sempre descobrindo maneiras de resgatar os alunos para dentro da escola mostrando que ela é conhecimento e alegria. Durante os semestre nós professores tivemos muito trabalho, mas também tivemos o êxtase: houve vários passeios culturais e de muita alegria, emoção e humor, aqui mostrarei uma mixagem de imagens onde aparecerá imagens das oficinas, exposições e o terceiro passeio que participei ontem com os professores da área de História professor Luciano de Oliveira, eu, Valdélia de Barros da Rocha e o Professor George de Química e com alguns alunos que participaram das oficinas dos projetos. Portanto, deixarei registrado os frutos de nossos trabalhos confirmando que à escola é conhecimento e alegria.  
A 3ª DIRED visitando a exposição e a Feira de Conhecimento da EERP.
PAINEL DAS PINTURAS ABSTRATAS
ELOISA pousando diante de sua obra segurando minha mão direita.
.A parabenizo POR SUA OUSADIA,
criando uma obra efêmera feita a base de alimento em pó achocolatado
RELEITURA DE ORATÓRIOS
Trabalhos de alunos que tem domínio  mais acadêmico e o
material são telas (material convencional). A técnica é tinta acrílica
sobre tela. As telas que estou segurando foram feitas sorteio para
os alunos que participaram das oficinas exposição. A maior é
o registro da imagem de um gatinho que vi em MACAU _ primeiro passeio
que participei dos PROJETOS dos professores: Wellington e Lenilde Brito.
A tela pequena é uma flor Chanana solitária: simples, bonita, forte e nasce
muito no campo e também na cidade em qualquer lugar, por exemplo, canteiros,
muros e são vistas pelo senso comum um flor sem valor algum.
Eu a admiro desde minha infância, sempre  tentei plantá-la em um vaso,
mas é impossível porque ela é uma plantinha que nasce sem o manuseio
do ser humano, digo que ela é de personalidade forte. Ela é linda mesmo!
Outros trabalhos com tinta acrílica sobre tela _ incentivando a criatividade
e originalidade do aluno.





Aqui releitura de oratórios com base nos do século XVII e XVIII  onde mostra
os valores da cultura erudita e popular. 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PASSEIO CULTURAL _ PROJETO PROEMI

Professora Patrícia de Espanhol e Inglês e professora Girlene de Português indo ao passeio Cultural _ Projeto PROEMI

Professor Leão Júnior de Química e professor Marcio Gororoba de História

Professora Rafaela à esquerda e alunos do esquerdo e direito

Iara aluna da 3ª série 'C'

Professora Rafaela e alunos

Professara de Arte: Valdélia ( convidada especial) _ alegrei e infernizei a turma para que viajassem alegres e não perdessem nenhum momento da viagem.

Alunos deleitando-se da viagem dentro do ônibus

Que rostinhos felizes! 

Alunos que amam à Escola Estadual Rosa Pignataro _ prununcia-se (Pinhataro) 

Olhem que rostinhos felizes!

Teobanio, não se esconda!

Cruzeiro barroco da Igreja de Santo Antônio _ João Pessoa/PB

A aluna Paloma e eu ao pé do bulbo do cruzeiro

Meu aluno e primo Joalisson

Professora Elizângela de Português

Bis!

Professora Branquinha da biblioteca da EERP subindo os degraus para ir até a igreja.
Marcio e eu dando as coordenadas para entrarmos na igreja.

Maravilhada com tanta exuberância da arte barroca!

Eu e o primo novamente.

Moisaico português com cenas de passagens bíblicas

Quanta requinte e exuberância!

Falo muito sobre a arte barroca na sala de aula e agora falarei com mais vigor. É deslumbrante!

h


A fara foi boa! Continua apenas nesta imagem.

Marcio e eu de costas para vista externa da igreja

Santo Antônio e eu, que contradição! Mas sou apaixonada por ele, mesmo havendo nossas diferenças kkkkkkkkkkk.

aluno e eu com um olhar de admiração e espanto ao ver tanta beleza.


_O que queres nereida (sereia) não me bata! Te acho um mimo!

A deixei sozinha e ficaste me chamando. Mas você parecia que queria me bater. Beijo, até a próxima visita.

Não sei onde me escondi.
Um passeio rico em cultura, lazer e satisfação. Muito bom mesmo!Depois colocarei mais postagens sobre esse passeio magnífico, hoje só postei as imagens porque irei outra viagem da EERP. Boa noite, bom dia, boa tarde a todos!