quinta-feira, 15 de maio de 2014

A arte nas religiões afro-brasileiras

A beleza na organização de suas celebrações
Na verdade, estou tentando resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira e também rupturar os conceitos pejorativos que a maioria das das pessoas tem impregnados por causa do senso comum. A arte na religião candomblé é muito interessante porque ela possibilita-nos a compreender o significado de cada orixás e muitas outras coisas que por termos preconceitos formados a partir do cristianismo que é religião cânone, então afasta de conhecermos o sentimento religioso do outro. Estou me esforçando para compreender, aprender e desconstruir os tabus ensinados por nossos tataravós que nos
A belíssima Iemanjá
ensinaram um olhar impregnado medo de conhecer o desconhecido. Acredito que por meio da arte poderei conhecer  a religião afro-brasileira tanto o Candomblé cujo significa é casa onde bate os pés, aprendi seu significado com ajuda de pesquisas do dicionário online. Mas segundo minha curiosidade consigo buscar o conhecimento para que eu possa erradicar os conceitos que danificam os sentimentos dos afro-brasileiros. No Candomblé há uma forte combinação da arte e  religião. Fico encantada ao ver arte concretizando a imaginação, o êxtase, o transe, e tudo isso, leva seus credores a sentirem-se no mundo das forças da natureza e também no misticismo de sua Mama África. Como já falei, estou tentando, ensaiando para aprimorar meus conhecimentos sobre a

cultura Africana e afro-brasileira, pois, foram os negros que vieram forçados para nosso país e contribuíram muito com sua formação: nos alimentos, na arte, na dança, na religião, na arte de contar os contos folclóricos para fazer as crianças dos senhores de engenho obedecer seus pais, na arte de cantar as canções de niná, na arte de alfaiataria, nas construções... Mostro aqui os encantos da arte que representa os desejos do ser humano que
 
Maria Padilha a deusa do amor 

sempre julga-se frágil e necessitando sobretudo de algo para consolá-lo. Nas fraquezas do amor pedem ajuda a entidade Maria Padilha ( Pomba Gira) para que ajude na arte da sedução porque se acha incapaz
de conquistar o amado ou amada. A Maria Padilha possui atributos de sedução e ela uma espécie de Afrodite  e Vênus, sendo que, a primeira pertence a mitologia grega e a segunda a mitologia romana. Sou uma pessoa que não gosto de copiar ninguém minhas postagens  nascem a partir do desejo de expressar minhas ideias e sentimentos. Sentimentos de dialogar com o mundo e erradicar os preconceitos através da arte de pensar, da arte de escrever, das artes visuais.
A arte nas religiões afro-brasileiras nas múltiplas  influências: na africana, na arte do catolicismo e na arte  afro-brasileiras. Encontrei um artigo cujo título é ARTE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA: AS MÚLTIPLAS ESTÉTICAS DA DEVOÇÃO BRASILEIRA de Vagner Gonçalves da silva, que comenta e mostra a intrincada
relação da arte com as religiões aqui no Brasil. Também nesse artigo está o professor de Antropologia da Universidade de São Paulo que segundo ele, as artes afro-brasileiras são de difícil definição devido suas múltiplas
influências culturais. Portanto, esse final dessa postagem houve a mesclagem de conhecimentos desses dois autores que deram suporte a minha fala para conclusão do que eu estou comentando. A arte nas religiões afro-brasileiras possui uma harmonia exuberante porque mescla-se no sincretismo e transmite uma complexidade que nos aguça a curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário