Como é maravilhoso conhecermos as origens das palavras! Muitas pessoas não conseguem interpretar determinados significados das palavras porque não conhecem sua etimologia; esta que está agora grifada em negrito parece uma máscara, isto é, para quem não a conhece, na verdade as palavras muitas vezes servem de máscaras para que o senso comum não procure compreender seu verdadeiro significado e seja alienado, enganado em determinadas situações. Vou ser modesta e coloco algumas aqui como exemplos:
Pagão _ palavra de origem grega que significa camponês, rude, pessoas que habitavam os campos. Então, a partir disso os eclesiásticos detentores do poder da Igreja Católica denominou as pessoas desprovidas da intelectualidade de pagãos ou pagãs. Isto porque essas pessoas eram tidas como inferiores aos seus conhecimentos.
Heresia _ ( do latim heresis, por sua vez do grego "escolha" ou "opção". Significa que era proibido ter o livre arbítrio na Idade Média porque era contra os dogmas e doutrinas da Igreja Católica, mas na nossa contemporaneidade ainda é dita essa palavra e de forma rude harisia. Não conhecem sua origem e nem sabem a pronunciarem. Gosto de ter opção, gosto de escolher, gosto do livre arbítrio, pois quem não gosta disso é um ser sem vida, e todos podem manipulá-lo e dominá-lo. É assim, que os dominadores querem, mas nem todas as pessoas se deixam ser marionetes.
Candomblé _ casa onde bate os pés, religião afro-brasileira, como originou-se a partir da influência africana e sua dança possui uma força marcante na batida dos pés daí seu nome.
Orixás _ "ori" o mesmo que cabeça e "xá", somando tudo significa forças da natureza segundo a religião Candomblé.
Etimologia _ é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras, é o estudo, da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.
Peixeira - faca cortante de cabo longo e utilizada na região nordeste, mas em vários Estados também é bastante conhecida.
Ichthys - peixe, por essa razão, originou-se a partir de cada letra da palavra peixe em grego, o acróstico Jesus Cristo filho de Deus, o salvador. A partir disso, representaram a simbologia do peixe associando ao Jesus Cristo. Na sexta-feira os cristãos católicos consomem apenas carne de peixe em memória ao Jesus Cristo, mas fazem essa prática inconscientes sem saber a razão disso. Essa prática tanto lembra a época em que a maioria das pessoas eram pobres e só consumiam o peixe, só a nobreza deliciavam de outros tipos de carnes de outras espécies de animais.
Cristo _ significa em grego o abençoado. É interessante porque as pessoas não procuram nem saber seu significado e também é raro conhecer alguém com esse nome ou sobrenome, pode até existir, mas até hoje nunca vi ninguém com esse nome. Vejo que, o senso comum é muito desatento, por isso, sofrem o engodo e aceitam tudo sem ao menos questionar. As palavras se tornam máscaras para quem não procura conhecê-las e se tornam muito perigosas se não a conhecermos. Uma palavra pode aparentar-se linda em sua pronúncia, mas o perigo está em seu significado, por exemplo, fulano és um néscio, isso é um insulto, mas para o coitado que não conhece esta palavra vai sentir-se o máximo até enquanto não procurar um tradutor ou um dicionário, e, se houver a curiosidade para saber o significado. As palavras são como máscaras as procurem desmascará-las.