terça-feira, 29 de março de 2016

O NU ARTÍSTICO

O nu artístico é um tema que a maioria dos artistas gostam de trabalhar em suas obras porque é uma inversão do convencional.
Gmminifobia
Artista: Valdélia de Barros da Rocha
 Além disso, o nu é o natural da natureza. Ninguém nasce vestido, por exemplo, um rato, um pássaro nascem despidos. Nós artistas temos um olhar sensível e ousada a desafiar o convencional da sociedade. Acredito que o artista se consagra pintando pelo menos um nu, pois isso se torna a marca do verdadeiro artista. Vejamos os grandes artistas clássicos e os mais remotos tiveram sempre um apreço em pintar, esculpir ou talhar o nu em um suporte seja paredes, telas, painéis, etc. Certa vez, uma pessoa me criticou ao ver uma obra minha cujo título é Gimmnifobia porque há duas figuras humanas nuas que lembra o tema gênesis onde Adão e Eva encontram-se nus, a pessoa que me criticou não tem o mínimo de
Artista: Valdélia de Barros da Rocha
Autorretrato: Meu torso
conhecimento sobre o que é arte e para que a mesma serve. Não só essa pessoa como tantas outras que são completamente leigas a arte e ao modo de enxergar o mundo com naturalidade e sem malícia. Gimmnofobia também será  o título do livro que pretendo escrever sobre o nu que é muito polêmico ao senso comum e conservadores de várias camadas sociais principalmente as que sofreram influências do cristianismo que tornou o nu abominável e vergonhoso. Nós artistas enxergamos o nu de um modo especial e agradável. O nu para mim nada mais é que a afirmação de que fazemos parte da natureza. Grandes artistas fizeram seus nus e compraram brigas com pessoas de sua contemporaneidade, por exemplo, Michelangelo Buonarroti 
A Criação
Artista: Michelangelo Buonarroti
comprou severas brigas com o papa Júlio II e todo clero da igreja, ele pintou a criação onde deus toca o dedo de Adão, um jovem ser humano ingênuo, mas que depois encobriu-se de malícias vestindo-se literalmente de suas artimanhas. Justamente, Michelangelo quis mostrar isso em sua pintura mesmo ela sendo subjetiva e bíblica. O nu é a queda da máscara, é a verdadeira face do ser humano, as vestes são apenas máscaras que ocultam a realidade. Não temos nenhum pudor em relação ao nu, pois ele revela nosso verdadeiro ser. Há uma infinidade de artistas que 
Vênus de Willendorf, estatueta de 11 cm
de altura encontrada na Áustria em 1908.
Museu Nacional de História Natural, Viena
fizeram e fazem o nu em suas obras, se eu for exibir as tantas obras esse texto passará despercebido, mas exponho algumas aqui porque o ser humano sempre admirou imagens desde os tempos mais remotos.
E assim, é o olhar do artista para o nu que expressa liberdade, sinceridade. A malícia provém do que se é negado pelo pudor de certos humanos de qualquer nível social. A sociedade impõe regras que ao invés de contribuir para o bem comum, apenas gera o confronte entre si mesma.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo texto, amiga! Muito interessante seu quadro Gimmnifobia, não o conhecia. Espero em breve estar lendo seu livro. Um tema interessante e que me agrada muito.
    Um abraço e muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida Isabel Cristina Ramalho!
      Venho hoje agradecer-lhe com carinho os seu comentários. Desculpe-me pela demora, mas o fato é que sempre espero a inspiração bater no meu cérebro. Obrigada amiga maravilhosa.

      Excluir