domingo, 13 de março de 2016

A CAMA NA ARTE

Um olhar especial para cama, esse objeto é muito remoto. A cama foi um objeto que foi inventado
cama antiga egípcia
para o descanso e também para o amor, por isso, pensei mostrar um pouco do meu olhar para cama.
Hoje me bateu um insigth de curiosidade sobre quem foi o criador da cama, de forma mais singular ela talvez tenha sido inventada pelos egípcios ou assírios segundo uma pesquisa que fiz pela internet, mas
cama egípcia em formato de animal
ela é um objeto que evoluiu muito, embora os gregos e os romanos fizeram belíssimas camas. A cama é um objeto de muita importância para nós. Desde da antiguidade as pessoas tem o maior cuidado em cuidar da cama, todas as pessoas querem sempre que sua cama esteja com boa aparência, ou seja, sempre arrumada pois representa também o zelo do dono quarto e da casa. 
"A cama patente de 1915 se tornou um marco na história do design do mobiliário brasileiro. Foi
cama patente
projetada por Carlos Martinez Carrera (1883-1955), espanhol da Galiza radicado em São Paulo, que imigrara para o Brasil em 1906 e trabalhara na marcenaria da Companhia Estrada de Ferro Araraquara, antes de abrir sua própria oficina."  A cama também é um objeto muito apreciado pelos artistas.
A cama do artista Van Gogh
A instalação Cama desarrumada  da artista Tracey Emin
esta cama foi vendida no valor de 2,5 milhões de libras na Cristie's de Londres


           Carinho

                           Amor, aconchego

             Meiguice

        Arte

2 comentários:

  1. Muito interessante esta postagem sobre este móvel tão antigo e útil em uma casa. Gosto muito desse quadro de Van Gogh, em que mostra seu quarto em Arlens. Quando eu estudava na 6º série, fiz uma releitura desse quadro como trabalho de Educação Artística. Gostei de relembrar!
    Parabéns, Val! Seu blog sempre com informações relevantes sobre Arte!
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Isabel Cristina por ter acessado meu blog. Gosto de postar coisas que ninguém ainda tenha tido um olhar especial, esse é o objetivo do meu blog.

      Excluir