domingo, 31 de março de 2013

FELIZ OSTARA!


        Hoje é domingo de páscoa um dia especial para o povo cristão que é leigo aos conhecimentos da inversão dessa data onde o catolicismo pegou carona nos costumes pagãos que comemora o dia da deusa da primavera Ostara , uma deusa anglo-saxã que segundo a lenda gostava muito de brincar com as crianças, e um dia, ela para diverti-las transformou o pássaro em uma lebre, mas esse animal ficou muito triste e pediu-lhe que o transformar-se outra vez em pássaro, mas infelizmente a deusa não
estava com sorte nesse dia porque para fazer seus encantamentos dependia da Primavera e, o pássaro ficou sendo uma lebre por muito tempo. Mas quando a primavera voltou, à deusa conseguiu transformar a lebre no que era antes, e, a partir daí o pássaro ficou tão feliz que resolveu se transformar em coelho outra vez e sair distribuindo ovos pintados pelo mundo. Na verdade, essa é uma lenda, mas é interessante saber que todas as culturas possuem suas crenças, seus costumes e tradições. Assim como os cristãos, os anglos saxãos comemora o dia de Ostara que representa ressurreição e fecundidade. 
Ostara é o festival em homenagem à deusa Oster, senhora da fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a páscoa. Esse festival é comemorado em 21 de março no hemisfério norte e no hemisfério sul é no dia 21 de setembro. O coelho e o ovo representa a deusa Ostara ou Eostre.
 Uma coisa salutar que gosto de fazer é repassar conhecimentos tirando a cegueira da mente das pessoas, não preciso de dinheiro para ensinar no meu blog, pois tenho o imenso prazer de mostrar coisas que as pessoas não conseguem compreender as tramas das alienações. Quantas pessoas bobas enfrentam filas enormes para comprar as lebres e ovos de páscoas sem saber a origem de sua história ou estória. Na verdade, considero os dois termos porque ambos fazem parte de diferentes culturas. Possuo a arte de ensinar e arte de aprender buscando informações para mesclar meus conhecimentos. Acredito que, no mundo de hoje não adianta ninguém mais enganar ninguém com estórias, porque temos uma infinita enciclopédia que é a internet. Como sofri quando era criança com as estórias do bicho-papaõ, papa-figo, lobisomem, papai Noel que nunca me deu um presente, a mãe d’água que nunca me deixou aprender a nadar, o coelhinho da páscoa que me deixava a indagar o que ele tinha haver com ovos se ele não era ave e muitos outros mitos. Graças aos estudos de filosofia que aprendi com o professor e sociólogo Alípio de Souza filho da UFRN, matei todos os deuses e mitos que me perturbavam tanto.
Meu dever como professora, artista plástica que gosta de filosofar (pensar com reflexão e lógica) é que, não consigo interpretar o mundo em pleno século XXI como um jesuíta medieval. Devemos respeitar todas as culturas e não embuti-las neutralizando ou reprimindo outra para apresentar só uma como verdadeira, pois, o que é válido para uma cultura não é para outra. Nem uma cultura é pura ela se mistura nos mitos, crenças, danças, religião que converte um mito em outro mito formando uma sincretização.



FELIZ PÁSCOA!

sexta-feira, 8 de março de 2013

SALVE TODAS AS MULHERES DO MUNDO!







          Desde que o mundo se tornou patriarcal, as mulheres foram perseguidas por ser um sexo de tamanha potencialidade e sensibilidade. O sexo oposto começou a perceber a sua força, sua inteligência, sua delicadeza materna e suas virtudes. Iniciaram uma longa batalha para combatê-las no fogo da fogueira da INQUISIÃO DO TRIBUNAL DA SANTA SÉ DA IGREJA CATÓLICA. As mulheres por saber curar com a medicina da natureza, curar com a força do pensamento e fazer partos foram denominadas de bruxas, feiticeiras, malfeitoras. Então, a partir da IDADE MÉDIA, travou-se uma luta contra elas e a todos que as percebiam como mãe da vida e da sabedoria.
          No Paleolítico Superior o mundo era matriarcal, o homem via na mulher uma divindade dona da vida e da morte, ela era associada à natureza. Mas, após esse período o homem começou a mudar sua concepção do perceber a mulher como deusa, mãe nutridora e sua amante.
Parabéns a blogueira cubana YOANI SÀNCHEZ por sua coragem em protestar a ditadura dos irmãos cubanos! Só as mulheres são capazes de transformar o mundo, pois, existe em suas entranhas a delicadeza da vida e do amor.
Parabéns a NOVELA SALVE JORGE que mostra fatos verídicos sobre o tráfico humano de crianças e mulheres!
Parabéns a LEI MARIA DA PENHA e ao EX- PRESIDENTE LULA que sancionou a lei em defesa de nós mulheres!

O MOTIVO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


      Neste dia, do ano 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Estas operárias que, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres foram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, comemorar 8 de março como o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”. De então para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber na sociedade, contestar preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

WWW.eselx.i.pt/ciências_sociais/Temas/direitos_mulher/